segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

OS MINISTRANTES DO CURTA EM CURSO - SALGUEIRO E RECIFE

SOBRE CARLOS EBERT E MARIA PESSÔA

CARLOS EBERT
Diretor e fotógrafo de cinema, televisão e publicidade, estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cinematografia para o período de 2002 a 2004. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, O bandido da luz vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, e em 1970, dirigiu República da traição.

Fez a fotografia de longas e curta-metragens, entre eles O rei da vela (1983), de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e (1998), de Ricardo Dias. Para televisão fez O povo brasileiro (2000), ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001. Em 2002 fez a fotografia dos longas-metragens Rua seis, sem número, de João Batista de Andrade, e À margem da imagem, de Evaldo Mocarzel. Em 2003 recebeu o prêmio de melhor fotografia no Festival de Gramado pelo seu trabalho curta-metragem Carolina, de Jeferson De.

Trabalhou nos documentários Dia da graça (2003), de Thiago Mendonça e Maira Buller, Do luto à luta (2005), de Evaldo Mocarzel, e Vlado - 30 anos depois (2005), de João Batista de Andrade.
Em 2007, fez a direção de fotografia do filme A Ilha do Terrível Rapaterra, de Ariane Porto e em 2008 do documentário Um homem de moral (2009), de Ricardo Dias. Em 2009, realizou a fotografia de Um homem qualquer, de Caio Vecchio. Desde 1970, dedica-se também ao ensino da fotografia para cinema.

ATIVIDADES COMO EDUCADOR E CONSULTOR
1970 Professor de Cinema no Colégio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, SP.
1973/ 75 Professor de Técnica de Estúdio e Criatividade na Escola Enfoco, SP
1983 Membro do Grupo de Trabalho Permanente Para Implementar as Atividades de Radiodifusão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro
1985 Workshop em Cinematografia para Documentários, Cinemateca Nacional, Quito, Equador
1993 Workshop em Cinematografia Eletrônica para o Departamento de Promoções da MTV, SP.
1994 Workshop em Cinematografia Eletrônica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
1999 Workshop em Cinematografia Eletrônica na TV-USP; Workshop em Cinematografia Eletrônica no Instituto Dragão do Mar, Fortaleza, CE.
2000 Workshop em Cinematografia Eletrônica nos Laboratórios de Vídeo e Fotografia da Faculdade de Comunicação e Filosofia PUC /SP; A Tecnologia do Vídeo Digital em "Vídeo & Dígito", Faculdade SENAC de Comunicação e Artes.
2001 Oficina Cinema Digital. Quanta SP, Revista de Cinema; Palestra "Cinematografia" no seminário "Fotografia de Cinema" na Faculdade SENAC de Comunicação e Arte; Workshop Cinematografia Eletrônica, TV PUC SP.
2002 Oficina de Cinema Digital na Mostra de Tiradentes, MG; Workshop Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital, Instituto Dragão do Mar/CE
2003 Workshop da câmera Sony DVW 790 WS Quanta/Módulos, SP; Workshop Cinema Digital 24 p - Da Captação à Pós-Produção com Samuel Kobayashi e José Augusto De Blasiis.
2004 Aula inaugural da Academia Internacional de Cinema de Curitiba e Workshop Cinematografia Eletrônica-Digital; Palestrante no II Seminário de Programação de Televisão no XII Gramado Cine Vídeo: "Qualidade Técnica na Captação de Imagens e Sons"; Workshop Cinematografia Digital, com Flávio Ferreira para Stein Produções, SP; Workshop Cinematografia Digital, na 1a Mostra Independente de Vídeo do Espírito Santo.
2005 Workshop Cinematografia Digital em Alta Definição para Transfer e Broadcasting, para Stein Produções, SP; Palestra A Intermediação Digital e a Realidade no Cinema no 10o Festival É tudo Verdade, SP; Oficina de Fotografia para Cinema Digital, na 7a Mostra Londrina de Cinema.
2006 Seminário Luz, Visão e Representações para coloristas e técnicos dos Estúdios Mega; Workshop básico e avançado na Academia Internacional de Filme, SP;
2007 Professor do curso de Pós-Graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio montagem - técnicas do vídeo e do cinema
2008  Curso Filmworks 3 e 4 na Academia Internacional de Cinema, SP;
2009  Masterclass em Cinematografia Digital Caixa Cultural Curitiba, PR.
2011 Coordenação do Curso Avançado em Cinematografia Digital na AIC, São Paulo;  Cinematografia com a Sony PMW F3, ColorBars Vídeo, SP.
2012 Iluminando para o Digital Estúdio Tectônicas, SP.

Curriculo completo http://carlosebert.multiply.com/journal/item/1

MARIA PESSÔA
Produtora, diretora e diretora de fotografia e ministra oficinas de realização cinematográfica em Pernambuco desde 1998. Graduada em cinema pela London Film School (Londres) e pelo INA - INSTITU de L'Audiovisuel (Paris)
Foi Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções (2005/2008) da Fundação Joaquim Nabuco, participou da implantação do CANNE – Centro Audiovisual do Norte e Nordeste e foi professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau.

Participou da equipe técnica de vários curtas e médias metragens rodados em Londres e em Pernambuco. Foi responsável pela supervisão de pós-produção em Nova York do premiado curta pernambucano Simião Martiniano - o camelô do cinemade Clara Angélica e Hilton Lacerda, e O mundo é uma cabeça" de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso.

Assina a direção de fotografia dos curtas metragens Resgate Cultural - o filme(16mm), Tejucupapo - um filme sobre mulheres guerreiras(S16mm/35mm), direção de fotografia e produção do curta musical É mais fácil um boi voar” (35mm), fotografia do curta de ficção, “Por uma tecla” (HD), e do documentário Acácio Gil Borsoi - Arquitetura como manifesto” (DVCam). Assina a direção dos curtas A carteira” (DVCam), premiado no 2o Festival de Vídeo do Recife (2002), Betahcg” (DVCam), e Três contos de réis(35mm), onde assina também a produção, direção. Assina a direção de fotografia da minissérie de ficção “Os Sonhadores” (DVCam), de Francisco Amorim, da série de 5 documentários, “Poetas e Prosadores Pernambucanos” (HD) com Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Luzilá Gonçalves, Marcus Accioly, Liedo Maranhão e Lourdes Sarmento, de Valdir Oliveira e direção de fotografia do longa metragem “A descoberta do Mundo” sobre a escritora Clarice Lispector, de Taciana Oliveira.

Premiada no DOC TV IV com o projeto “Diários do Coque” - exibido em abril de 2010 em Rede Nacional pela TV Cultura.

CURSOS E OFICINAS MINISTRADOS
2010/2011 - Curta em Curso - Oficina de realização cinematográfica, prática em 16mm em Recife, Petrolina e Fernando de Noronha. Incentivo do Funcultura
2009 - Curta em Curso - Recife e Petrolina/PE - Oficina de realização cinematográfica, prática em 16mm. Aprovado no 2o Edital de Fomento a Produção Audiovisual de Pernambuco - FUNCULTURA / Fundarpe. 2007 - “Vídeoclipando” - Oficina de vídeo realizada no 17º Festival de Inverno de Garanhuns - PE numa promoção do governo do Estado de Pernambuco. 2006 - “II Curta em Curso” Os curtas resultados desta oficina percorreram festivais no Brasil e no exterior. “Doce Salgado” 7 min, foi exibido em 13 mostras e festivais, sendo 7 no Brasil, sendo 5 no exterior e "Cordel da Serenata Muda” no Festival do Livre Olhar.
2004 / 2005 - “Curta em Curso” Oficina de realização cinematográfica, Incentivo do Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco. O curta “Na Rua” exibido na mostra competitiva do Festival do Livre Olhar, 2005 foi o 1º Lugar na categoria curtas realizados em cursos e escolas de cinema.
2004 - Faz de conta que é uma panela de fazer sonhos - Curso Básico de Iniciação ao Vídeo - XIV FIG Festival de Inverno de Garanhuns / PE - Oficinas Culturais. Promoção : FUNDARPE
2003 - III Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FUNDARPE - Fundação de Cultura do Estado e Governo do Estado e Labocine.
2003 - II Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FUNDARPE - Fundação de Cultura do Estado e Governo do Estado e Labocine.
1998 - I Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FCCR - Fundação de Cultura da Cidade do Recife

Mais sobre Maria Pessôa em http://www.curtanauneb.blogspot.com.br/ 
 
O CURTA EM CURSO tem incentivo do Funcultura | Fundarpe | Secult | Governo de Pernambuco. Apoio:  CTAV, Fundação Joaquim Nabuco, CANNE e da Prefeitura Municipal de Salgueiro | Secretaria de Cultura e Esportes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário